sexta-feira, 18 de maio de 2012

Gestão de Custos

Cada vez mais as empresas buscam maior rentabilidade, isto decorrente de um ambiente altamente competitivo e globalizado. A questão é como tornar o negócio mais rentável, poderia citar diversas fórmulas, aumento das vendas, redução das despesas, meta de margem de lucro, etc.

Mas basta olhar a antiga equação L=P-C; onde L=Lucro, P=Preço e C=Custo para vermos onde devemos mesmo focar. 
O Lucro é consequência, o Preço muitas vezes é limitado ao mercado, restando então os Custos. 
Podemos então reformular a equação da seguinte maneira: C=P-L. Colocando o custo como objeto principal e consequência da resolução da equação. 
Com este novo paradigma não deixamos de olhar para o preço, nem tão pouco para o lucro, mas apenas voltamos nosso foco principalmente para os custos. 
Uma boa Gestão de Custos certamente refletirá para uma melhor lucratividade. 
Mas como promover uma gestão de custos coerente com a realidade da empresa?
Temos que ter em mente que a gestão eficiente de custos passa por:

a)      Uma estrutura de produtos correta - é preciso ter bem claro qual a estrutura do produto desenvolvida pela engenharia. (insumos)

b)      Uma estrutura de processos adequada – quais as etapas de produção utilizadas para chegarmos ao produto final. (etapas da produção)

c)       Equalização homem e máquina – maquinário adequado e pessoas qualificadas para sua utilização. (tempo em produção)

d)      Um sistema ERP adequado para controle e gestão – aqui entra a necessidade principal, pois sem um sistema que contemple todas as movimentações necessárias, não teremos dados para converter em informações para a tomada de decisão.

Uma vez estes itens definidos, passamos então ao controle e valorização dos custos.
Com a gestão eficiente de custos, podemos verificar a existência de desperdícios e gargalos na produção, reduzir os tempos de setup de máquinas, acompanhar os preços médios dos insumos e controlar a relação hora/homem no chão de fábrica.

A gestão de custos deve ser encarada com muita seriedade por todos os níveis da empresa, é nela que estará embasado o sucesso ou fracasso de um negócio.