terça-feira, 5 de julho de 2016

Entendendo o EBITDA


O EBITDA (Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization) é um dos indicadores mais utilizados na gestão financeira das empresas. Formalmente conhecido em nossa contabilidade como LAJIDA, ou Lucro Antes dos Juros, Imposto de renda, Depreciação e Amortização.

Ele é considerado um índice muito importante para medir a operacionalidade e eficiência das empresas, pois na sua composição leva em conta apenas os aspectos operacionais.

Não pode ser confundido com o fluxo de caixa.

A melhor maneira de se calcular o EBITDA é através da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

A fórmula mais utilizada para o cálculo do EBITDA é a seguinte:

Lucro antes dos impostos (Imposto de renda e Contribuição Social)
(+) Despesas financeiras líquidas (resultado financeiro)
(+) Depreciação (efeito sobre ativos imobilizados)
(+) Amortização (efeito sobre ativos intangíveis)
(=) EBITDA

Como muitas empresas apresentavam diversas fórmulas de calcular o EBITDA a CMV em 2012 publicou a Instrução Normativa 527 (IN CVM 527/12), onde, nesta instrução procurou definir como as empresas deveriam calcular e apresentar o EBITDA.

Conforme a IN 527/12

“ I – LAJIDA - resultado líquido do período, acrescido dos tributos sobre o lucro, das despesas financeiras líquidas das receitas financeiras e das depreciações, amortizações e exaustões; ”


Qualquer forma de cálculo divergente da apresentada na IN deveria apresentar o termo “EBITDA AJUSTADO”, e as divergências do cálculo deveriam ser apresentadas em nota explicativa.

Nenhum comentário: