quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Custo Padrão (Standard Cost)

Embora seja considerado como uma ferramenta de gestão de custos, o custeio padrão é aceito pelos USGAAP como metodologia de valorização dos estoques.
Existem muitas vantagens na utilização deste método, principalmente no que tange a montagem de orçamentos (Budget), devido à facilidade de mensuração dos estoques e custo dos produtos vendidos. Mas em contra ponto deve ser destacado a dificuldade de adoção do correto padrão de custo, visto que, depende de ter um claro planejamento identificando a estrutura completa do produto e sua mensuração financeira.
A adoção do custo padrão como metodologia de custeio nos Estados Unidos, tem apenas uma ressalva, a empresa pode utilizar o custo padrão, desde que ao final do período o inventário físico seja ajustado por FIFO (First-In, First-Out), LIFO (Last-In, First-Out) ou outro método geralmente aceito. Qualquer variação entre o custo padrão deverá ser lançada como custo dos produtos vendidos devidamente segregada por tipo de variação, tais como:
Variação de material (material variance)
Variação de mão de obra (labor variance)
Variação cambial (exchange rate variance)
Será necessária também a publicação de notas explicativas (disclosure) indicando qual método foi utilizado para a valorização e comparação com o custo padrão. Uma reserva de FIFO também deverá ser constituída para regularizar a valorização do padrão ao custo real.
Com a harmonização das normas internacionais de contabilidade, o custo padrão tende também deixar de ser tratado apenas como uma ferramenta gerencial e deverá ser utilizado como forma de custeio aceitável, com suas devidas reconciliações e ajustes de inventário.

APB-28 Interim Financial Reporting
ARB-43 Chapter 4, Inventory Princing

Nenhum comentário: