segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tudo o que entra é débito e tudo o que sai é crédito – Será?

Ao longo de minha trajetória contábil me deparei diversas vezes com pessoas que sempre questionavam como saber o que deveria ser debitado e o que deveria ser creditado, este sem dúvida é o maior dilema para os leigos quando o assunto é contabilidade.

De uma forma simplista, mas tentando apresentar um conceito de fácil memorização eu sempre menciono o seguinte, “tudo o que entra é débito e tudo o que sai é crédito” de antemão este conceito parece ser perturbador visto que o maior contato que temos diariamente com a contabilidade esta quando consultamos nosso extrato bancário onde entradas de dinheiro em nossa conta são representadas por créditos e saídas de dinheiro débitos, ou seja, totalmente o contrário do conceito mencionado anteriormente, basta apenas uma consideração para que o conceito volte novamente a ser uma verdade. Quando estamos analisando nosso extrato bancário, na verdade estamos olhando a contabilidade do Banco, onde somos mais uma conta contábil recebendo lançamentos na mesma sistemática de débitos e créditos mencionada anteriormente.

Quando depositamos dinheiro no banco o registro que a contabilidade do banco fará é um débito pela entrada do dinheiro em uma conta de Ativo e um crédito pela saída em uma conta do Passivo (conta do correntista) nosso extrato revela simplesmente a movimentação da conta correntista e não as demais contas contábeis do banco, nosso extrato revela o quanto o banco esta nos devendo ou em alguns casos o quanto estamos devendo ao banco.

Mas voltemos ao conceito de “tudo que entra é débito e tudo o que saí é crédito”, por exemplo, quando estamos comprando mercadorias em dinheiro, é só identificar o que esta entrando e o que esta saindo, neste caso entrando mercadorias (Estoque) e saindo dinheiro (Caixa).

Então teríamos um Débito de Estoque e um Crédito de Caixa.

Outro exemplo venda de mercadorias em dinheiro, neste caso temos que antecipadamente saber que lançamentos de venda são mais complexos, por envolver contas de custos e de receitas, mas vamos lá.

Está saindo mercadorias e entrando dinheiro na empresa, temos que reconhecer a receita e os custos disso também.

Para este caso teríamos Débito de Caixa pelo recebimento do dinheiro Crédito de Vendas pela saída das mercadorias. Débito de custo pelo recebimento dos custos e Crédito de Estoque pela saída das mercadorias. Novamente o conceito em ação.

Não estou levando em conta também os impostos destas transações, que também podem ser analisados na mesma ótica.

Se for feita sempre esta analise do que esta entrando e do que esta saindo na empresa à classificação do débito e crédito se torna mais fácil de ser aplicada.

12 comentários:

maria paula ribeiro disse...

Gostei da explicação, foi bem clara.

Meire V disse...

Realmente para leigos e inciantes em contabilidade como eu, está um pouco complicado. Me sinto uma completa ignorante. As dicas foram muito boas. Vou prosseguir com meus estudos para chegar num estágio de completo entendimento dos conceitos e lógicas contábeis. Obrigada

Unknown disse...

excelente explicação, espero que na hora da prova consiga lembrar destas dicas e exemplos.

Rivaldo Nolaço

Unknown disse...

Nossa.. Muito Boa a Explicação, muito boa mesmo, pois tinha em minha cabeça um "paradigma"

quanto as conta banco ..CREDITO/DEBITO!

Obrigada por dar novos horizontes!

Unknown disse...

Valeu meu caro, ajudou muito.

Eliane Scarpel disse...

Perfeita explicação! Muito bom!
Difícil encontrar pessoas que saibam que não há nada de inversão, que apenas estamos olhando a contabilidade do banco.
O DEBITO sempre foi tudo que ENTRA e o CREDITO sempre foi tudo que SAI.
Parabéns!
Eliane Scarpel

Unknown disse...

Explicação perfeita, agora ficou mas fácil o entendimento de DEBITO e CREDITO.
Parabéns, pela sabedoria de explicar tão claramente, saiba que me ajudou muito.
Obrigada e tenha muito $uce$$o!!

Alcione Bastos

Unknown disse...

Muita boa a explicação mesmo. Acredito q muitas das vezes nós temos q gostar e fazer com,paixão aquilo q primeiramente nós nos propusemos a exercer, a cumprir e assim fluirá perfeitamente! Parabéns 😤!

Unknown disse...

Muita boa explicação, excelente

Mauricio Toscan Brandalise disse...

Excelente !

Unknown disse...

Muito obrigada, pela explicação, amei

marluce silva disse...

Abriram-se os horizontes,valeu!