segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Um Caminho Único

Estamos caminhando para a adoção de um padrão único no que diz respeito à publicação de demonstrações financeiras a nível internacional. A globalização dos mercados, exige cada vez mais que os países conversem entre si em uma mesma linguagem, neste ponto o IFRS – International Financial Reporting Standards está sendo a ferramenta adotada para este diálogo claro entre as relações cliente x fornecedor. Este processo de globalização acaba por incluir também a contabilidade, que passa a ter um papel importantíssimo como fonte de informação para a tomada de decisão.

Desta forma uma transação contábil que é contabilizada de diversas formas, dependendo das normas do país de origem, atingindo de diferentes maneiras os saldos das contas patrimoniais e de resultado, passará a ser apresentada de uma mesma maneira. Quando uma publicação do Brasil estiver sendo vista na China por exemplo, esta mesma publicação terá o mesmo entendimento contábil/financeiro para uma relação de comércio exterior com os Estados Unidos.

A SEC – Securities and Exchange Commission esta envolvida em trabalhos para que exista uma flexibilidade nos padrões USGAAP – United States Generally Accepted Accounting Principles para que os IFRS possam também serem adotados nos Estados Unidos. A proposta da SEC vai ainda mais longe, com a tendência de obrigatoriedade já a partir de 2013 onde estas novas regras de publicação sejam adotadas no país.

O Brasil através da nova Lei 11638/2007 esta também caminhando para a harmonização entre as regras contábeis locais com os padrões internacionais. De acordo com a nova legislação as empresas podem optar entre a Lei das S/A ou as normas da CVM – Comissão de Valores Mobiliários, onde neste caso as demonstrações deverão ser feitas de acordo com os padrões internacionais já para 2010.

Este processo todo de adaptação internacional, com certeza trará também maior transparência para as relações comerciais a nível mundial.

Nenhum comentário: